terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Links com descritores para reportagens sobre aquecimento global

http://www.rotadareciclagem.com.br/site.html?site=sitelight
O site Rota da Reciclagem é uma iniciativa da Tetra Pak que busca demonstrar como cada pessoa pode participar dos processos de separação e entrega de embalagens longa vida para a reciclagem. Informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. Basta digitar seu endereço que o site indica os estabelecimentos mais perto da sua casa!

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/07/carta-verde-3-energia-transgenicos-e.html
Carta verde é uma parceria da revista Carta Capital com a Envolverde – uma revista digital de meio ambiente e desenvolvimento. Em julho de 2010, foi divulgada a Carta Verde 3, uma matéria especial sobre os rumos da energia no Brasil, uma visão do presente e a projeção feita pelo plano decenal de energia feito pelo Governo Federal. Fala-se sobre a matriz energética do país e também sobre a entrada do arroz transgênico no mercado brasileiro.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/07/cientistas-preveem-ano-com-recorde-de.html
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) divulgou previsões para 2010 sobre a temperatura global e os dados que apresenta são pessimistas: a temperatura global está aumentando a passos largos; a cada ano batem-se novos recordes. Além disso, é consenso entre a comunidade científica que a ação humana tem bastante peso no aquecimento global com as emissões de gases estufa.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/onu-escolhe-nova-lider-para-o-clima.html
Uma nova líder para a Convenção do Clima da ONU foi nomeada em maio de 2010, a costa-riquenha Christiana Figueres. Sua missão será continuar os trabalhos para frear as mudanças climáticas. Ela vai buscar trabalhar com a confiança nos processos de negociação entre países e apoiar também o México que sediou, em Cancún, o COP-16 na segunda metade do ano de 2010.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/contribuicao-do-brasil-para-evitar.html
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) foi o caminho escolhido coletivamente pela comunidade internacional para criar uma forma de combater impactos ambientais do desenvolvimento e, ao mesmo tempo, procurar amenizar um pouco a situação de alguns países, pois terão mais emissões para que ocorra o desenvolvimento – enquanto os já desenvolvidos têm muita emissão, mas por causa de consumo que é supérfluo. O Brasil está se tornando um exemplo no controle de suas emissões .

http://www.cetesb.sp.gov.br/geesp/docs/livros_revistas/contribuicao_brasil_evitar_mudanca_clima.pdf
Esse documento traz as contribuições do Brasil para evitar as mudanças climáticas. São abordados assuntos principalmente relacionados a energia, poluição, políticas e programas nacionais, questão do desmatamento na Amazônia brasileira e ainda sobre o mecanismo de desenvolvimento limpo, introduzido pelo Protocolo de Quioto e que visa a compensação de redução de emissão de GEE.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/segundo-greenpeace-muitas-pessoas-nao.html
O Greenpeace fez uma atuação no Trensurb de Porto Alegre e o resultado traz à tona uma questão preocupante: muitas pessoas não entendem o real impacto do aquecimento global em suas vidas. O Greenpeace, em parceria com a empresa Trensurb, buscou fazer divulgação do tema com material gráfico e com apoio de voluntários.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/mitigacoes-para-mudancas-climaticas.html
O vídeo traz algumas entrevistas em que se faz o questionamento “O que pode ser feito para mudar o cenário de aquecimento global¿” São mencionadas soluções que vão desde capricho, conscientização quanto a queimadas, poluição de rios, desmatamento, reeducação da população e diminuição da poluição.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/efeito-estufa-e-aquecimento-global.html
Nesse vídeo, os entrevistados são questionados quanto ao que entendem ser o efeito estufa e se acreditam no aquecimento global. Observa-se que o conceito de efeito estufa ainda é vago para algumas pessoas e a idéia de aquecimento global já está mais concreta em razão de os entrevistados acreditarem na sua existência. É interessante analisar de que forma o efeito estufa é descrito por leigos.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/enquete-mudancas-climaticas.html
O vídeo mostra os entrevistados respondendo se acham que alguns fenômenos da natureza – tsunamis, enchentes, terremotos e estiagens – são causados por mudanças climáticas. A maioria dos entrevistados responde que sim, e também há menção à ação humana.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/05/o-que-sao-mudancas-climaticas.html
O que são mudanças climáticas e se há a percepção delas são questões feitas nesse vídeo. As respostas demonstram que a percepção de variação do tempo impacta na vida dos entrevistados. Há quem mencione perceber mudanças climáticas na agricultura. Entretanto, é interessante observar a opinião de um entrevistado que concorda que as mudanças existem, mas que fazem parte de um processo natural por que a Terra está passando.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/eua-comeca-queimar-petroleo-que-vazou.html
Apesar da poluição do ar que causou, em abril os EUA decidiram queimar parte do petróleo que vazou no Golfo do México e que estava prestes e chegar ao litoral do estado da Louisiana. A mancha de petróleo era do tamanho da Jamaica e o objetivo das autoridades era queimar porções, de forma controlada, para evitar que se alastrasse até a costa do estado americano.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/vazamento-de-oleo-no-golfo-do-mexico.html
Ao saírem as primeiras notícias sobre o vazamento de óleo no Golfo do México após o naufrágio de uma plataforma, estimou-se que a vazão de óleo, por dia, seria de cerca de mil barris. Porém, após uma nova averiguação, a estimativa passou para cerca de 5 mil barris por dia. Uma operação para queima de porções da mancha de óleo deve reduzir o risco de chegar à costa do estado da Louisiana, nos EUA.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/nova-estacao-do-trensurb-chega-fase.html
A construção de uma nova estação do Trensurb chegou ao final em abril de 2010. A estação Liberdade conta com energia solar para que haja economia na iluminação pública. Outra novidade é a implantação de bicicletários no saguão. Ainda restam outras três estações a serem construídas com recursos do Governo Federal; serão cerca de 9km.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/ipea-divulga-estudo-sobre-negociacoes.html
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)analisa a posição do Brasil nas negociações internacionais sobre mudança climática, as ações nacionais de mitigação, o novo marco regulatório sobre o assunto e a adaptação às mudanças do clima. Há, ainda, dados sobre emissão de GEE no Brasil e sobre as metas do Brasil para a redução dessas emissões.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/indigenas-da-amazonia-lancam-cartilha.html
Indígenas da Amazônia lançaram cartilha sobre mudanças climáticas para estimular o debate sobre as alterações no clima dentro das aldeias. Essa cartilha tem objetivo de ensinar os indígenas como lidar com projetos que envolvem créditos de carbono e assimilar melhor temas como mudanças climáticas e Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/paises-da-alatina-e-da-ue-discutem.html
Países da América Latina e da União Européia se encontraram em abril de 2010 para discutir mudanças climáticas. Apesar de não terem uma parcela tão significativa de emissão de gases do efeito estufa, os países latinos entendem que também devem ter preocupação com o aquecimento global já que os impactos seriam sentidos por eles da mesma forma.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/entrevista-com-paulo-moutinho.html
O Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Sr. Paulo Moutinho, em entrevista, levanta questões relacionadas a proteção da biodiversidade, agronegócio, políticas ambientais, novo Código Florestal e Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação (REDD).

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/httpwww.html
Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI em aliança com a Embaixada Britânica no Brasil e Conselho Britânico criaram um portal para jornalistas, pesquisadores e para pessoas e organizações que atuam como fontes de informação à imprensa já que o tema mudanças climáticas se configura como uma questão da mais alta relevância para as sociedades
contemporâneas.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/mudancas-climaticas.html
As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários fatores meteorológicos e são provocados pelo homem ou ocorrem naturalmente; esses são os chamados fatores geradores. E, quanto às conseqüências, fala-se em derretimento das calotas polares, aquecimento da temperatura do planeta, desertificação, etc.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/04/wwf.html
WWF-Brasil é uma ONG dedicada à conservação da natureza com objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável e uma racional utilização dos recursos. A filiação à organização pode ser feita mediante contribuições mensais que variam de R$20,00 a R$50,00.

http://2020sustentavelmudancasclimaticas.blogspot.com/2010/03/video-one.html
O vídeo One feito em março desse ano por estudantes de Porto Alegre, traz uma série de imagens que demonstram os efeitos do aquecimento estufa. De fato, não há muitas saídas de emergência diante da realidade apresentada pelo vídeo: derretimento de geleiras, desertificação, ciclones, furacões, poluição, queimadas e inundações. Um convite à reflexão que não deve ser recusado: é dever de cada habitante da Terra fazer sua parte.

Descritivos para os links do blog:
Setembro
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/clima/mudancas_climaticas/O site da WWF traz um guia rápido, respondendo perguntas de maneiras simples sobre mudanças climáticas, efeito estufa, desmatamento, eficiência energética, energias renováveis, Convenção do Clima, Protocolo de Quioto, Fundo de Adaptação, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4681844-EI238,00-ONU+buraco+na+camada+de+ozonio+se+fechara+ate.htmlEm 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal, que selou o compromisso de controle de emissão de substâncias tóxicas à camada de ozônio. Os estudiosos esperam que até 2060 a camada de ozônio seja recuperada aos níveis de 1980. O banimento dos CFCs também trouxe contribuição positiva com relação às mudanças climáticas, pois os CFCs são considerados 14 mil vezes mais perigosos que o CO2.

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/669
Algumas atitudes fazem a diferença para o planeta. De maneira geral, existem três tipos de atitudes: ações individuais de baixíssimo custo (como diminuir tempo do banho e apagar as luzes); ações individuais com maior custo (como comprar alimentos certificados e reduzir o consumo de carne); e ações que dependem também de outros atores (trocar automóvel por transporte coletivo ou por bicicleta ficando dependente do serviço de transporte e de uma ciclovia segura). O link ainda traz mais exemplos que podem ser colocados em prática!


Outubro
http://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ
O vídeo de 51 minutos do Greenpeace mostra que o aquecimento global está interferindo na vida dos brasileiros. O Brasil registrou seu primeiro furacão, o Catarina, também tem visto aumento de tornados e de tempestades. Por outro lado, a estiagem piora a cada ano levando a dificuldades de distribuição de água e problemas de produção. A desertificação e o aumento da temperatura das águas comprometem a sobrevivência da biodiversidade em diversos ecossistemas.

http://www.ecodebate.com.br/2010/10/19/oceanos-subiriam-sete-metros-apenas-com-derretimento-do-gelo-da-groenlandia/
As geleiras da Groelândia estão derretendo numa velocidade impressionante. Se a Groelândia derretesse inteira, causaria um aumento de 7 metros no nível do mar, pois o gelo está sobre a terra e não já dentro do mar como o gelo dos pólos. Além disso, com a diminuição da superfície de neve ocorre menos reflexão da luz solar e, conseqüentemente, aumento da absorção de calor e aumento da temperatura.

Novembro
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/11/13/brasil-promete-cortar-ate-38-9-das-emissoes-para-2020-914746941.asp
Publicada em 13/11, uma reportagem do O Globo conta que o governo brasileiro assumiu a responsabilidade de cortar até 38,9% das emissões de GEE para 2020. Os compromissos assumidos são quanto ao desmatamento (responsável por 20% do compromisso), agropecuária, energia e siderurgia. O Brasil tem sido elogiado por autoridades de outros países pelas iniciativas pró-ambientalistas.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1628792-15605,00.html
A reportagem de Sônia Bridi e Paulo Zero traz o impacto que o aumento do nível dos mares tem sobre dois países - um rico e outro pobre. Por um lado, no país rico, será construído um complexo sistema de retenção das águas, deixando a população a salvo. Por outro lado, no país pobre, não há retenção, o avanço se dá de modo cada vez mais feroz e ainda comprometendo lençóis freáticos.

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Efeito-estufa/
O efeito estufa é um fenômeno natural do planeta, porém a atividade humana o está tornando um problema. A emissão dos gases do efeito estufa está se intensificando contribuindo para o problema do aquecimento global. Esse vídeo feito pelo Greenpeace para conscientização mostra de forma rápida e bastante didática como se dão os processos que levam ao aquecimento global.


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1362319-7823-VIGILANTES+DO+CLIMA+INVESTIGAM+DOIS+VIDEOS+ENVIADOS+POR+TELESPECTADORES,00.htmlOs
Vigilantes do Clima é um quadro que foi apresentado no Fantástico. Nessa reportagem, num primeiro momento se mostra uma ilha de areia que surge no período de seca e que está, a cada ano, ficando maior. Depois, a repórter embarca numa expedição com especialistas que estudam os efeitos do aquecimento global nos oceanos.

http://verde.br.msn.com/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=26581880
A taxa de desmatamento da Amazônia, de acordo com o Inpe, é a menor desde 1988. Os dados indicam redução de 13% com relação ao período anterior. A redução está se dando por causa de ações coordenadas do Ibama e da polícia federal que contam com apoio da tecnologia para mapear pontos de desmatamento e melhorar então a fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário