terça-feira, 27 de abril de 2010

Indígenas da Amazônia lançam cartilha sobre mudanças climáticas

24.04.2010
13h06


Indígenas da Amazônia lançam cartilha sobre mudanças climáticas


Texto diz que clima 'têm causado impactos na vida cotidiana das aldeias'.


G1


Escrita e ilustrada por 21 jovens indígenas de diferentes etnias da Amazônia, uma cartilha com explicações sobre as mudanças climáticas foi lançada no início desta semana pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Com 28 páginas, o livreto pretende estimular o debate sobre as alterações no clima dentro das aldeias.


De acordo com os organizadores da cartilha, ela foi criada para compensar a falta de publicações exclusivamente direcionadas para as comunidades indígenas sobre o assunto. Os jovens que desenvolveram o conteúdo do livro passaram pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi), criado em 2006 para capacitar lideranças indígenas. Desde então, o centro já formou 83 jovens.


A introdução da cartilha justifica sua realização ao afirmar que "as alterações climáticas têm causado impactos diretos na vida cotidiana das aldeias, afetando a produção de alimentos", o que representaria uma "realidade dramática". O texto se propõe a ensinar aos indígenas como lidar com projetos que envolvem créditos de carbono e a assimilar melhor temas como mudanças climáticas e REDD (Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação).


De forma simples e didática, muitas vezes com desenhos, a cartilha explica, por exemplo, o que são os gases do efeito estufa, como funciona o ciclo do carbono, o que é o Protocolo de Quioto e quais são os direitos dos povos indígenas relacionados com as mudanças climáticas.
A produção da cartilha foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), com apoio da organização The Nature Conservancy. O download da versão digital do livreto pode ser feita gratuitamente no site do Ipam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário