quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Índice de Carbono Eficiente estimula investimento em gestão ambiental

Um grupo de 42 empresas entre as 50 com ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo estão chamando atenção de investidores para um novo vetor, o ambiental. E por outro lado, investidores interessados em empresas que têm o meio ambiente – principalmente as mudanças climáticas - como estratégia de negócio passam a contar com uma ferramenta que sinalizará essa preocupação. Trata-se do ICO2 - Índice Carbono Eficiente, lançado ontem pela BM&FBOVESPA e pelo BNDES.

O novo índice mede o retorno de uma carteira teórica formada pelas 42 empresas, entre elas ItaúUnibanco, Vale, Bradesco e Ambev. Ele é ponderado pelo percentual de ações em circulação e pelo coeficiente de emissões de gases de efeito estufa das empresas. É a primeira vez que a pegada de carbono das empresas serve de parâmetro para um índice da Bovespa. Para aderir à iniciativa, as companhias não precisaram apresentar seus inventários, onde estão quantificadas as emissões de carbono e outros gases. Mas puderam fornecer informações para que as emissões fossem estimadas e os dados foram harmonizados pela Trucost, empresa global de pesquisa ambiental.

A partir do ano que vem, no entanto, o inventário será um requisito. Como uma das ideias é demonstrar a transparência das emissões, as empresas participantes puderam divulgar voluntariamente seus inventários e outras ações de gestão ambiental no site Em Boa Companhia, disponibilizado pela Bolsa.

A carteira, que começou a valer hoje (03/12), será balanceada a cada quatro meses de acordo com as ações em circulação das empresas e anualmente com base no coeficiente de emissão. Em 2012, haverá ampliação das fontes. Elas serão definidas a partir de um estudo, que será feito no ano que vem.
(...)

As empresas participantes da primeira carteira do ICO2 estão no site da Bovespa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário