quinta-feira, 14 de julho de 2011

Assunto internacional

Todas as nações precisam se comprometer com metas válidas juridicamente e verificáveis para reduzir suas emissões de gases-estufa para alcançar um novo acordo climático internacional, disse a chanceler alemã, Angela Merkel. A Alemanha sedia uma reunião informal com representantes de 35 países para tentar destravar as negociações sobre mudanças climáticas, tendo em vista que o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto acaba em 2012 e não há definição sobre sua continuidade ou substituição. Diversos países, entre eles Japão, Canadá e Rússia, não querem sua continuidade.

A Alemanha e a União Europeia pressionam para a criação de um novo acordo legalmente vinculante (que teria a participação dos EUA e da China, que não têm metas de corte de emissões em Kyoto). Nesse novo tratado, os países industrializados teriam de mostrar liderança, mas os países emergentes, como Brasil, Índia e China, também precisariam contribuir para a redução dos lançamentos de dióxido de carbono para a atmosfera.

"Agora nós precisamos de medidas concretas em cada país", disse Merkel a ministros e negociadores dos 35 países participantes do encontro.

O objetivo principal da reunião é garantir que a próxima Conferência do Clima da ONU, a ser realizada no fim do ano em Durban (África do Sul), seja bem sucedida. "Kyoto espira. Por isso, precisamos deixar claro como será o caminho a seguir", disse Merkel. (Notícia de 4 de julho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário