terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Muitos países e organizações elogiam Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Durban

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em Durban,aprovou ontem (11) uma resolução que estabelece os termos de aplicação do segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto. Da conferência, saiu também, a criação do Fundo Verde Climático, destinado a ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar as alterações climáticas. Muitos países e organizações aplaudiram o êxito das negociações. Porém, houve críticas direcionadas aos participantes que são vistos como obstáculos para a chegada a um entendimento.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou uma declaração em que elogia o sucesso do evento. Para Ban, a decisão de seguir para uma segunda fase de aplicação do protocolo, vai estimular os envolvidos a investir mais no desenvolvimento de capacidade técnica e de infraestruturas. Por outro lado, o êxito das conversações ajudará todo mundo a enfrentar as mudanças climáticas.

Dilma Rousseff, a presidente brasileira, mostrou-se satisfeita com os esforços da delegação do seu país durante o processo de discussão e ressaltou que o êxito da conferência deu nova vida ao Protocolo de Kyoto.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Liu Weimin afirmou hoje numa coletiva à imprensa que o país espera que as nações desenvolvidas aumentem o nível de compromisso de redução da emissão e concretizem suas promessas de verbas e transferência técnica.

Liu Weimin disse que a China deseja que os países desenvolvidos se entendam com os em desenvolvimento, a fim de concluir a negociação da segunda fase de aplicação do protocolo de Kyoto na Conferência do Qatar, no próximo ano, e resolver os problemas do Mapa da Rota de Bali.

A Oxfam Internacional publicou um comunicado, dizendo que o saldo da conferência não foi muito bom, e que os países que impediram o progreesso da reunião, como EUA, Canadá, Japão e Austrália, devem ser responsabilizados por esse resultado.

Fonte: http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/12/1s143516.htm

Um comentário:

  1. Medidas mais importantes por parte dos governantes, principalmente dos países desenvolvidos serão necessárias caso o mundo queira reverter as mudanças climáticas. Em cidades super-urbanizadas como São Paulo, a temperatura média já aumentou em 2 graus nos últimos 50 anos, aumentando a intensidade das chuvas. Há 50 anos, chuvas com níveis acima de 100mm/dia ocorriam no máximo em 60dd no ano enquanto hoje esse nível de chuvas é verificado em 100 dd do ano.

    Fonte: http://ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=174556

    ResponderExcluir