segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dilma considera positivo resultado da conferência do clima da ONU, enquanto Greenpeace considera um "fracasso"

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, avaliou como positivo o resultado da conferência do clima na África do Sul, na qual foi formulado um mapa do caminho para reunir os maiores emissores de gases do efeito estufa, informou a imprensa brasileira neste domingo.

A Agência Brasil indicou que Dilma telefonou para a sua ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e disse a ela que está "satisfeita com o resultado da conferência, especialmente com a atuação do país durante as negociações".

O mapa do caminho, considerado uma importante arma na luta contra as mudanças climáticas, foi aprovado em Durban neste domingo depois de 14 dias de duras negociações na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês).

Se for aprovado como está previsto em 2015, o pacto será operacional a partir de 2020 e se tornará o principal instrumento na luta contra as mudanças climáticas.

A Presidência brasileira indicou que o acordo ajudará a dar um novo ar às negociações para renovar o Protocolo de Kioto, que expira no final de 2012.

Entretanto, a organização ambientalista Greenpeace criticou a conferência da ONU sobre alterações climáticas, terminada hoje em Durban, que considera um fracasso, defendendo que os governos participantes deviam "sentir-se envergonhados".

Em comunicado, a Greenpeace garante que "as negociações de Durban acabaram da mesma forma que começaram: em fracasso", e que os "governos elegeram escutar os poluidores" em vez das pessoas.

"Fracassou o reforço de medidas anteriores de proteção do clima e manteve-se a distância de novas normas globais para lutar contra as alterações climáticas", explica a organização internacional.

(Fonte: www.google.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário