quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Painel sobre mudanças climáticas culpa ação do homem

Painel sobre mudanças climáticas culpa ação do homem
 
Enchente
IPCC deve apoiar tese polêmica sobre formação de tempestades
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que as alterações no clima do mundo são “muito provavelmente” causadas pela ação humana.
A expressão “muito provavelmente” do IPCC significa uma probabilidade acima de 90%. Essa declaração é mais forte do que a feita em 2001, ano em que foi lançado o último grande relatório do órgão.
O IPCC previu um aumento de temperatura entre 1,8º C a 4º C, e que esse aumento afetará o clima e a natureza. Como exemplo, foi dito que o sul da Espanha, o sul da França e partes da Itália poderão vir a ser quase inabitáveis.
A previsão é de que haja um crescimento no nível do mar e uma ocorrência cada vez maior de tempestades e furacões.
Cientistas divididos
Especialistas estão divididos. Alguns acreditam que é melhor seguir previsões conservadoras que indicam um aumento de meio metro no próximo século, baseadas em modelos de computadores que excluem o derretimento de geleiras.
Para outros, o melhor seria incluir estimativas de quanta água se originará das camadas da Groenlândia e da Antártica Ocidental.
As decisões tomadas em Paris, nesta semana, provavelmente vão produzir um resumo do estado atual da ciência meteorológica.
O documento do IPCC atrai muita atenção de políticos, cientistas e ambientalistas por representar uma posição definitiva da comunidade científica sobre o problema das mudanças climáticas.
Em Nairóbi, no Quênia, o diretor executivo do programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês), Achim Steiner, disse a jornalistas que as descobertas do painel devem ser “o ponto final em qualquer discussão sobre o que está causando o aquecimento global”.
O relatório completo só deve ser lançado no meio do ano, com capítulos adicionais produzidos pelo IPCC sobre os prováveis impactos do aquecimento global, opções de adaptação e possíveis caminhos para se reduzir emissões de gases poluentes.
É provável que o IPCC manifeste algum tipo de apoio à polêmica teoria de que o aumento da temperatura no mundo contribuiu (com mais de 66% de chances) para a formação de fortes tempestades tropicais em algumas áreas do mundo.

FONTE: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/02/070202_climahumans2.shtml, em 02/02/07.

Um comentário:

  1. Apesar de a reportagem acima não ser atual, ainda não se tem 100% de certeza da influência do homem nas mudanças climáticas.

    Fato é que, ao menos empiricamente, muitos acreditam nisto, e realmente pode haver uma relação muito feorte. O mundo evolui, a população aumenta, e paralelamente a temperatura sobe, junto com a poluição.

    ResponderExcluir