quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A reportagem a seguir trata de um estudo realizado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba/SP, cujos resultados foram divulgados em 27 de outubro de 2011. A pesquisa trata dos principais fatores que provocam os gases do efeito estufa, no âmbito da cidade de Piracicaba/SP.

Diesel, gás natural e gado são maiores causadores do efeito estufa na cidade de Piracicaba/SP

27/10/2011 - 08:46

EPTV.com - Camila Ancona

Alterar o tamanho da letra A+A-
Um estudo do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) aponta que os gases causadores do efeito estufa em Piracicaba decorrem principalmente da utilização de óleo diesel de caminhões, ônibus e tratores (28%), de gás natural das indústrias (15%) e da urina, fezes e gases do gado (13%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27) na abertura da 1ª Exposição Ambiental, que ocorre de 27 a 30 de outubro no Engenho Central.Os excrementos dos animais bovinos emitem metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), dois dos gases que, juntos com o gás carbônico (CO2), são responsáveis pela emissão de 1,1 milhão de toneladas de CO2 Equivalente em 2009 na cidade. Na sequência, os que mais emitem gases causadores do efeito estufa são a gasolina (11%), lixo doméstico (10%), fertilizantes (8%) e esgoto (7%) no município.“A quantidade emitida está dentro do padrão de cidades industrializadas do mundo”, afirmou o professor Carlos Clemente Cerri, do Cena, da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo estudo que foi realizado em parceria com a prefeitura. As informações constam no "Primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa de Piracicaba", divulgado nesta quinta na exposição. De acordo com Cerri, a emissão de metano e óxido nitroso é muito maior do que o de CO2. “Estes dois primeiros têm muito mais incidência ao efeito estufa”, disse Cerri. Os gases devem ser combatidos para evitar o aumento do efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O objetivo é auxiliar o poder público a realizar decisões para auxílio da redução de emissão desses gases. Esta é a primeira vez que o estudo é realizado em um município, sendo que já foi realizada em partes urbanas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba. Ainda segundo Cerri, o estudo foi feito a pedido do próprio município, interessado em identificar a origem e contabilizar sua quantidade. ExposiçãoCom o objetivo de divulgar ações de empresas, organizações não governamentais (ONGs) e do setor público, as secretarias de Defesa do Meio Ambiente e de Governo vão promover entre 27 e 30 de outubro a 1ª Exposição Ambiental de Piracicaba. Os barracões 9 e 14 do Engenho Central receberão o evento que também visa estimular a discussão e a troca de experiência entre diferentes segmentos da sociedade ligados às questões ambientais.

Disponível em: http://eptv.globo.com/piracicaba/noticias/NOT,1,5,375817,Oleo+diesel+gas+de+industria+e+gado+sao+maiores+causadores+do+efeito+estufa.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário