terça-feira, 23 de novembro de 2010

Crise reduziu 1,3% a emissão de gás-estufa em 2009, afirma estudo



O estudo da 'Global Carbon Project' demonstra que as emissões de gases do efeito estufa caíram durante a crise econômica. Seria interessante se houvesse espaço nos diversos debates mundo afora para se discutir até que ponto mudanças mais radicais em alguns padrões econômicos não seriam a solução de muitos problemas climáticos. A 16ª reunião das Nações Unidas sobre Mudança climática está para acontecer em Cancún; sabe-se que muitos países não têm interesse - econômico - na diminuição da emissão dos GEE. Porém, espera-se que diante da intensificação de catástrofes naturais e de dados como o divulgado pela Global Carbon Project ajudem alguns líderes a entenderem que é agora ou agora.
Seguem trechos da notícia:

A crise econômica mundial levou a uma redução de 1,3% na produção mundial de dióxido de carbono (CO2) proveniente da queima de combustíveis fósseis no ano passado, de acordo com o Global Carbon Project, um grupo internacional de cientistas que analisa dados sobre emissões no planeta.
Nos últimos anos, Índia e China vêm aumentando o consumo de carvão como fonte de energia, o que leva a uma participação maior desses países na produção global de dióxido de carbono.
Por outro lado, a crise econômica mundial afetou mais duramente as economias dos países desenvolvidos, provocando uma grande redução na queima de combustíveis fósseis.
As emissões do Reino Unido caíram 8,6%, por exemplo, na linha do que aconteceu nos Estados Unidos (6,9%), no Japão (11,8%), na Alemanha (7%) e em outros países industrializados.
O levantamento também prevê que as emissões globais vão aumentar mais de 3% neste ano, voltando ao patamar de crescimento registrado entre 2000 e 2008.
Atualmente, a concentração de CO2 na atmosfera está 39% acima dos níveis pré-industriais, e no nível mais alto dos últimos 2 bilhões de anos, segundo os cientistas.
A partir de segunda-feira (29), representantes de mais de 190 países se reúnem em Cancún, no México, para tentar chegar a um acordo para coibir as emissões globais.

Notícia do G1.com, divulgada em 22/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário