terça-feira, 6 de abril de 2010

Portal para compreender os fenômenos conhecidos como “mudanças climáticas”

Realizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI em aliança com a Embaixada Britânica no Brasil e Conselho Britânico, este portal é especialmente editado para jornalistas, pesquisadores e para pessoas e organizações que atuam como fontes de informação à imprensa.

O alerta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud), em seu Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 (PDF 8.730 KB - Baixar Arquivo), enfatiza o imediatismo com que as ações de enfrentamento das mudanças do clima devem ser tomadas. O documento destaca, ainda, a vulnerabilidade das populações mais pobres, quando afirma que testemunhamos, em primeira mão, o que pode ser o início do maior retrocesso em desenvolvimento humano.

A urgência com que a questão climática se apresenta traz à tona o debate sobre o modelo de desenvolvimento trilhado pela humanidade desde antes da Revolução Industrial e desafia nossa capacidade de “re-inventar a roda”. As mudanças climáticas são um tema que extrapola os muros da ciência ou os interesses de grupos e que já produzem alterações na política, na economia e na vida cotidiana das pessoas (onde mais claramente os impactos já vêm sendo percebidos).

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário